AUTORES INDEPENDENTES DE LIVROS: JÁ OUVIU FALAR?

Publicar um livro parece ser algo muito distante da realidade, porque muitos pensam que financiar uma publicação não caberia no orçamento e as editoras tradicionais não investiriam em um autor iniciante. Essas e outras questões acabam fazendo com que a pessoa desanime e desista do sonho de ser um escritor ou uma escritora. Mas e se disséssemos para você que é sim possível publicar o seu tão sonhado livro, de forma independente, sem precisar de uma editora, a um custo relativamente baixo? E ainda ter a possibilidade de se tornar um autor de sucesso, vendendo seus livros em um mercado que, apesar da crise, apresenta grande possibilidade de expansão e crescimento?

Sim é possível! Estamos falando do seguimento dos autores independentes. Já ouviu falar? Ainda não? Então vamos lá. Um autor independente é alguém que decide publicar sua obra por conta própria, ou seja, sem se vincular a nenhuma editora tradicional. O próprio autor pode contratar um serviço de diagramação, revisão, criação de capa, registro da obra e outros, e enviar um arquivo digital finalizado para uma gráfica, para que seu livro seja impresso. Feito isso, por sua própria conta, o autor pensa as estratégias de como e onde comercializar sua obra.

À primeira vista, parece ser algo muito trabalhoso, demorado e até desvantajoso, mas não é. Devido à crise do mercado editorial, as editoras tradicionais estão preferindo investir em seus autores, já reconhecidos, do que arriscar investir em novos autores. Nesse sentido, você sabia que existem, atualmente, muitas empresas que oferecem serviços de diagramação, criação de capa e registro de sua obra, juntos aos órgãos competentes, com eficiência e qualidade, de modo online, sem que a pessoa tenha que sair de casa? E tudo isso a um custo que cabe no bolso da maioria das pessoas.

Ótimo, tudo bem, mas como fazer para imprimir o livro? As gráficas modernas prestam um serviço de impressão de modo que o autor não precisa mais se deslocar até a gráfica para negociar preço ou aprovar arquivos. Todos os processos podem ser acertados de modo online. O autor no final de tudo vai receber em casa o livro prontinho.

E agora, como vender esse livro? Quais estratégias usar para a comercialização? Comece de modo simples, ofereça para seus familiares, depois para seu círculo de amigos, colegas de trabalho e também divulgue maciçamente em suas redes sociais. Isso projetará sua obra para outras tantas pessoas. Há ainda as plataformas de vendas digitais, que hoje mantêm espaços para autores independentes. Certamente, se o assunto de seu livro for interessante ele terá espaço garantido lá. O mesmo acontece com livrarias, que também mantêm espaço para autores independentes.

O livro é seu, cabe somente a você decidir o que fazer, para não ficar dependente da estrutura e burocracia de uma editora, que na maioria das vezes opta por investir em obras que trazem grande retorno financeiro.

Essas são algumas das vantagens de ser um autor independente. Interessante, não é, e aí gostou? Quer saber um pouco mais? Na próxima postagem, vamos trazer mais informações sobre como ser um autor independente e como imprimir seu livro com qualidade e eficiência.

Daniel Siqueira